13 de julho de 2015

DEMISSÃO EM MASSA DE COMPANHEIROS TERCEIRIZADOS E ACORDOS COLETIVOS REBAIXADOS


Em 2008, quando o assessor jurídico do Sindipetro NF dava uma palestra sobre terceirização no CongreNF, ficou claro para todos os presentes que defender a Petrobras passava necessariamente pela defesa dos terceirizados!
Isso porque historicamente em países europeus onde a mão de obra terceirizada é mínima e muito bem paga, os trabalhadores próprios para garantir seu próprio emprego e também suas condições de trabalho, saíram em mobilização exigindo que os contratados tivessem as mesmas vantagens que eles!
Ora, a terceirização só vale a pena para o contratante se for mais barata que a mão-de-obra própria. Então, as empresas se viram obrigadas a contratar diretamente pois era mais barato e passaram a contratar diretamente!
Entendemos que todas essas empresas que tem demitido em massa irão apenas trocar de CNPJ e contratar os trabalhadores, pais de família desesperados, por salários e condições ainda mais inferiores!
Entendemos que os últimos acordos coletivos do setor privado foram fechados sem avançar nas condições de trabalho e de salário e sem garantir a dispensa destes trabalhadores nestes tempos de crise!
Este é o momento de garantir os direitos para estes trabalhadores!

Trazendo a sua negociação de maneira conjunta com trabalhadores da Petrobras!            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar: